Perguntas e Respostas
1Onde aplicar a argamassa AC1? E por quê?
Sua aplicação deve-se ser feita apenas em ambientes internos, desde que não tenha trafego intenso de cargas e máquinas. Nunca externamente porque a mesma não suporta a variação térmica.
2Que cuidados deve-se ter antes de fazer a sobreposição (piso x piso)?
Deve-se verificar se todo o revestimento a ser sobreposto esta livre e isento de sujeiras como (pó, graxa, gordura, óleo, etc.) Além de estarem bem aderidos.
3Como saber se a argamassa que foi aberta um pano ainda esta em condições de aderência?
Se tocarmos com as pontas dos dedos e os mesmos sujarem com argamassa colante, a mesma fará a aderência do revestimento cerâmico, porém se as pontas dos dedos não sujarem, logo não será possível a aderência do revestimento cerâmico.
4Quantas horas após o assentamento dos revestimentos deve-se fazer o rejuntamento e por quê?
O rejuntamento deve ser feito após 72 horas do assentamento dos revestimentos, Porque as argamassas colantes levam esse tempo de 72 horas ou 03 dias para estarem completamente curadas.
5Se rejuntar antes das 72 horas do assentamento dos revestimentos o que pode acontecer?
Certamente o rejunte ira ser contaminado com a água que contem na argamassa colante, e após estar curado apresentara mancha (Variação de tonalidade).
6Pode-se utilizar argamassas para Bloco e vidro para colar pastilha de vidro?
Apesar de a argamassa para Bloco de Vidro ter boa aderência em produtos vítreos, ela foi desenvolvida para atender as solicitações de assentamento e rejuntamento de blocos de vidro, não atende todas as necessidades de uma aplicação de pastilhas de vidro. Para esse trabalho temos a argamassa específica para Pastilhas, desenvolvida especificamente para facilitar o trabalho de assentamento de pastilhas, atendendo as especificações de assentamento e também de rejuntamento, pode ser encontrada em diversas cores.
7Em que tipo de revestimento deve-se usar a argamassa colante AC1? E por quê?
Apenas em revestimento Cerâmico, pois a mesma necessita da porosidade dos materiais para que possa aderir.
8Quando deve ser feito a dupla colagem?
Quando o revestimento for maior que 30 x 30, mesmo os de classe "A" podem apresentar empeno positivo ou negativo, tornando as peças côncavas, e essa deformação se torna mais visível quanto maior for o revestimento.
9Como se chama? E o que fazer com o pó branco no verso dos revestimentos?
Chama-se Engobe, e o mesmo tem que ser removido, pois dificultará a aderência da argamassa no revestimento e vice versa.
10O que fazer com a cera que vem sobre as peças de porcelanatos?
A mesma deve ser completamente removida antes do rejuntamento, pois contaminara o rejunte, deixando o mesmo com variação de tonalidade.
11Pode usar argamassa colante AC2 para assentamento de porcelanato?
Não, pois assim como a AC1, a AC2 precisa dos poros dos revestimentos para fazer a aderência, e um porcelanato não possui poros.
12Qual a melhor argamassa colante para se aplicar em áreas aquecidas como, Saunas, Piscinas aquecidas, exterior de lareiras, churrasqueiras etc.?
Em ambientes aquecidos como os citados a cima, deve-se utilizar a AC3 Piso x Piso, pois a mesma possui uma flexibilidade e trabalhabilidade maior que qualquer outra, suportando assim altas temperaturas.
13Em tijolo de vidro, pode ser aplicado a argamassa colante AC3 branca?
Não, pois as argamassas colantes foram desenvolvidas apenas para o assentamento de pisos e azulejos. Assim não tendo resistência no assentamento de tijolo de vidro.
14Qual a argamassa colante indicada para o assentamento de pastilhas. (Vidro, Porcelana, Cerâmica)?
A argamassa colante indicada para esses tipos de revestimentos é a argamassa especial para pastilhas, seja de vidro, porcelana ou cerâmica, pois deve-se assentar e rejuntar ao mesmo tempo.